FNDB começa os trabalhos do ciclo 2022-2024

Fórum Nacional de Debate de Base está desde o início deste ano preparando os trabalhos de seu terceiro ciclo.

O Fórum Nacional de Debate de Base (FNDB), tem reunido seus coordenadores regionais desde fevereiro deste ano. As duas reuniões mensais servem para preparar a metodologia de trabalho que será usada nas plenárias do Fórum no ciclo 2022-2024. A intenção é ampliar ao máximo o debate na Categoria. O FNDB espera contar com a participação de ao menos 2.000 Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, filiados ou não ao Sindireceita.

Os encontros entre os coordenadores ocorrem de forma remota, mas em junho passado foi realizado um encontro presencial. Até aqui os coordenadores têm debatido a melhor forma de abordar os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil de cada região fiscal. A diversidade regional brasileira é conhecida de todos na Receita Federal e se mostra desafiadora também para o FNDB. Cada coordenador regional é estimulado a adaptar as metodologias de discussão à sua realidade.

Neste ciclo ficou decidido que as plenárias de discussão poderão ser locais, regionais ou integradas (local/regional). As plenárias locais acontecem no nível das delegacias sindicais, podendo agrupar uma ou mais delegacias. As plenárias regionais acontecem em nível de região fiscal. As plenárias integradas reunirão os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil em uma única plenária regional. Outra decisão importante foi permitir a participação de Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil não filiados. Com isso o Fórum espera abranger um espectro completo dos anseios e preocupações da Categoria em relação ao cargo e ao órgão de trabalho. O cronograma de trabalho prevê que os encontros locais, regionais e integrados aconteçam durante o ano de 2023.

No encontro presencial realizado na primeira semana de junho os coordenadores puderam passar três dias com o consultor professor Angelino Rabelo dos Santos, que ajudou os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, responsáveis pelo Fórum, a aprimorar a habilidade de criar metodologias de trabalho para as plenárias. Nesse período também foi realizado um nivelamento sobre a história dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, suas lutas, as batalhas perdidas e as grandes conquistas. Esteve presente ao encontro o colega Jether Abrantes de Lacerda, Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil e ex-dirigente nacional do Sindireceita, que contribuiu com sua vivência sindical para esse resgate histórico.

Outros dois dias desse encontro foram reservados a um treinamento em técnicas de comunicação persuasiva e oratória, para que os coordenadores possam ter um nível de desinibição, liderança e didática suficientes à condução dos trabalhos do FNDB. Essa parte do encontro ficou a cargo do professor Antônio Carlos, da Altiva Brasil Serviços Empresariais Ltda., de Blumenau/SC, e sua equipe de instrutores.

Nas próximas semanas o FNDB deverá divulgar informações mais detalhadas sobre o funcionamento deste ciclo bem como uma série de vídeos e outras mídias chamando a Categoria a participar do Fórum.